Feijão


Ingredientes:

-½ kg de feijão
-1 cebola grande, picada
-4 dentes de alho, cortado
-3 colheres (sopa) de azeite
-1 folha de louro
-sal, a gosto

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho em água por 6 horas.

2. Pique os temperos que serão utilizados (cebola e alho).

3. Escorra o feijão e coloque dentro de uma panela de pressão. Coloque água na panela, sete dedos acima do feijão.

4.Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar. Quando a panela começar a apitar, conte 45 minutos. Desligue a panela e espere ela parar de apitar. Retire a tampa e verifique se o feijão está macio. Caso precise cozinhar mais, confira a quantidade de água ainda existente na panela (deve ter quatro dedos acima do feijão, se não tiver, coloque).

5. Quinze minutos depois, confira novamente se o feijão está bom. Mas fique atento: se na primeira vez que você provou, o feijão estava quase bom, talvez os 15 minutos sejam excessivos; se ainda faltava muito para chegar no ponto, deixe cozinhar por mais tempo. Se você preferir, nesta etapa, deixe a panela destampada, assim fica mais fácil de ir acompanhando o cozimento do feijão (prove de vez em quando).

6. Quando o feijão estiver cozido, desligue o fogo e reserve (não escorra). Leve uma outra panela com o azeite ao fogo e deixe esquentar. Junte a cebola e o alho e mexa até dourar. Acrescente as carnes (que são opcionais) e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Coloque ¾ do feijão nessa panela e misture. Deixe cozinhando.

7. Pegue o ¼ que sobrou e amasse bem com um garfo. Junte essa “papa” na panela que está no fogo. Tempere com sal e se quiser com a salsinha. Deixe ferver e desligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário